É de conhecimento geral que uma gravidez dura, em média, 9 meses. Porém, assim que a gestante passa a frequentar as consultas pré-natais, ela descobre que o seu obstetra não conta o tempo de gravidez em meses, mas sim em semanas. Para quem não está habituado com essa forma de contar a idade gestacional, tudo parece mais complicado.
Afinal, 17 semanas são quantos meses mesmo? Não seria mais fácil o médico dizer que a gestante está no 4º mês de gravidez?
As mudanças no organismo da mulher e do feto são muitas e ocorrem de forma relativamente rápida, principalmente na primeira metade da gravidez. Em um único mês, acontecem dezenas de alterações importantes, e a contagem em semanas nos permite definir com mais exatidão o tempo de cada uma.
Outro fator de confusão é o fato do calendário gregoriano que usamos não definir todos os meses com o mesmo número de dias. Há meses de 28, 29, 30 ou 31 dias. Portanto, para haver sincronicidade com as semanas, adotamos o mês lunar, que dura 28 dias ou 4 semanas.
COMO CALCULAR AS SEMANAS DE GESTAÇÃO?
Para calcular a idade gestacional em semanas, deve-se anotar a data da última menstruação num calendário. A cada 7 dias, a partir desta data, o bebê terá mais uma semana de vida.
Primeiro trimestre:
1 a 4 semanas de gestação: 1 mês.
5 a 8 semanas de gestação: 2 meses.
9 a 12 semanas de gestação: 3 meses.
Segundo trimestre:
13 a 16 semanas de gestação: 4 meses.
17 a 20 semanas de gestação: 5 meses.
21 a 24 semanas de gestação: 6 meses.
Terceiro trimestre:
25 a 28 semanas de gestação: 7 meses.
29 a 32 semanas de gestação: 8 meses.
33 a 36 semanas de gestação: 9 meses.
37 a 40 semanas de gestação: 10 meses.
COMO CALCULAR A DATA DO PARTO?
Quando calculado pela DUM, uma gestação normal (ou a termo) é aquela que dura entre 37 a 41 semanas. Se o bebê nascer antes da 37ª semana, ele é considerado prematuro. Se nascer após a 42ª semana, ele é chamado de bebê pós-termo.
Na maioria dos casos, os bebês nascem ao redor da 40ª semana de gravidez. Portanto, quando o obstetra lhe diz a data prevista para o parto (DPP), ele simplesmente contou 40 semanas após a sua DUM.
Uma forma rápida de estimar a DPP sem ficar contando os dias no calendário é através da fórmula de Naegele:
Pegue o primeiro dia da sua última menstruação (DUM) e adicione sete dias.
Diminua três meses.
Some um ano.
Mas lembre-se, isso é apenas uma estimativa. O objetivo não é tentar adivinhar o dia do parto, mas, sim, informar a mãe da época provável do nascimento, caso a gravidez vá até as 40 semanas.
Bình luận