Também chamado de ultrassonografia obstétrica ou ecografia, o ultrassom na gravidez é um exame simples que utiliza ondas sonoras para produzir imagens e vídeos do bebê, do útero e outros órgãos do corpo. Através do transdutor, aparelho que o médico desliza sobre a barriga da gestante com o auxílio de um gel, é possível saber o tamanho do bebê, acompanhar as suas posições e movimentações dentro do útero, além de avaliar os seus batimentos cardíacos.
O exame dura cerca de 30 minutos, é prático e não possui nenhum efeito colateral.
QUAL ULTRASSOM É FEITO NO PRIMEIRO TRIMESTRE?
Nessa primeira fase da gravidez, o ultrassom transvaginal ou endovaginal é o mais comum, sendo realizado entre a 7ª e 8ª semana de gestação. Para melhor avaliação, o transdutor é introduzido pela vagina da gestante, o que permite visualizar os órgãos dentro da cavidade pélvica.
PORQUE FAZER O ULTRASSOM NO PRIMEIRO TRIMESTRE?
O ultrassom de 1º Trimestre (endovaginal) possui os seguintes propósitos:
Descobrir o tempo da gestação – já que nem sempre a data da concepção coincide com o da ovulação estimada;
Avaliar se a placenta é normal para a continuidade da gravidez;
Visualizar se a gravidez é eutópica, ou seja, se o embrião está alojado dentro do útero;
Acompanhar o crescimento e o batimento cardíaco do bebê.
Além disso, o ultrassom na gravidez também ajuda a descartar a possibilidade de aborto espontâneo, principalmente para as mulheres que já apresentaram dificuldades ou complicações em outras gestações.
Para os casais que recorreram a técnicas de reprodução assistida, como a fertilização in vitro ou a inseminação artificial, é através dele que se descobre se há mais de um bebê.
Comments